Relação entre HPV e o Câncer de Cabeça e Pescoço

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum entre as pessoas. O vírus que pode ser transmitido por relações sexuais expostas, compartilhamento de materiais de higiene pessoal e até por roupas íntimas. Podendo se manifestar com pequenas verrugas que afetam a pele e as membranas úmidas que recobrem certas partes do corpo em várias regiões, incluindo: boca e garganta, ânus, colo do útero, pênis, vagina, vulva.

É causador do câncer da garganta, da base da língua e das amídalas (região conhecida como orofaringe). Estes cânceres são chamados de tumores de orofaringe. É estimado que, aproximadamente, 45.000 casos novos de câncer de cabeça e pescoço podem ser atribuídos à infecção por HPV no mundo.

A incidência do câncer de cabeça e pescoço associado ao HPV está aumentando rapidamente no mundo, geralmente em pessoas mais jovens, com boa saúde e podem não ter uma história típica de tabagismo e/ou etilismo. 

As melhores maneiras de prevenção são uso de preservativos nas relações sexuais e a vacinação, que possui benefício em qualquer idade, mesmo para quem já teve contato com o vírus.

Os médicos da Pescop são especialistas em tratar este tipo de doença nas regiões da boca e garganta. Caso você apresente algo incomum entre em contato.

Postagens Relacionadas

  • Tireoide e Unhas

    Ver Mais
    10/02/2021
  • A atividade física previne o câncer?

    Ver Mais
    10/02/2021