A campanha #JulhoVerde alerta para diagnóstico e prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Durante o mês de julho, o Pescop participou da campanha de conscientização do câncer de cabeça e pescoço. E o dia 27 marcou o “Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço”. De acordo com dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca é o quinto mais comum entre homens, com 11.200 novos casos, e o câncer de laringe é o oitavo mais frequente, com 6.390 novos casos estimados para 2018. Também de acordo com o Inca, a estimativa é que cerca de 14.700 pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2018.

Para esta edição, a Associação Câncer de Boca e Garganta (ACBG) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) lançaram o tema “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”, buscando mobilizar ações educativas.

Neste ano, o foco será no cuidado pessoal e na vida, promovendo hábitos mais saudáveis. A má alimentação e a falta de higiene básica estão associadas aos riscos de câncer de cabeça e pescoço, podendo se manifestar de várias formas. E quando diagnosticado logo no início, as chances de cura podem chegar a 80%.
Câncer de cabeça e pescoço é o nome do conjunto de tumores que acometem a boca, a faringe, a laringe e outras partes dessa região e está relacionado ao tabagismo, ao alcoolismo e também ao papilomavírus humano (HPV), vírus que atinge a pele e as mucosas, transmitido principalmente pelas relações sexuais.

Como prevenir o câncer de cabeça e pescoço?

– Boa higiene bucal
Escovar bem os dentes, ter próteses dentárias bem ajustadas e o acompanhamento regular de um dentista é muito importante pois poderá ser detectado precocemente uma lesão suspeita na cavidade oral.

– Tabagismo
Não fumar charuto, cachimbo, cigarro ou derivados é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.

– Álcool
Evitar o uso de bebidas alcoólicas é outro método preventivo efetivo muito importante.

– Dieta
Uma dieta balanceada, à base de vegetais como cenoura, abóbora, espinafre, couve, batata doce e frutas como mamão – todas essas ricas em betacaroteno. Um bom consumo de proteínas e minerais também é um fator preventivo.

– Cuidados na exposição solar
Usar protetor solar, boné, chapéu ou outro tipo de proteção quando ficar exposto ao sol prevenindo o câncer de pele na face, couro cabeludo e pescoço.

Postagens Relacionadas

  • A tireoide das brasileiras

    Ver Mais
    27/09/2019
  • Julho Verde: conscientização e prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

    Ver Mais
    01/07/2019